PROGRAMA DE PREVENÇÃO PARA SAÚDE ORAL

PREVENÇÃO E TERAPIA DE CONTROLE PROFISSIONAL



PREVENÇÃO

Aborda vários fatores que contribuem para evitar a cárie, doença periodontal (doença gengival) e hábitos prejudiciais à saúde oral. Inicialmente é feito um inventário de saúde do paciente (questionário médico-odontológico). Nessa consulta denominada Anamnese, obtemos toda história médica do paciente e informações sobre possíveis problemas de saúde como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc. A partir desse procedimento, pode-se iniciar o tratamento sem riscos ou surpresas desagradáveis.

​Desde o início o paciente deve ser conscientizado da importância da prevenção. Nessa etapa, são utilizados materiais didáticos e informativos que auxiliam na motivação e condicionamento do paciente. Para remoção eficaz da placa bacteriana ou Biofilme são efetuados procedimentos como: 


  • Técnicas de escovação, uso do fio dental e escovas auxiliares.
  • Profilaxia: remoção da placa bacteriana e cálculos (tártaros- Placa bacteriana calcificada)
  • Aplicação de flúor: Proteção adicional ao dente
  • Controle de infecção oral.
TERAPIA DE CONTROLE

​Na verdade, a Terapia de Controle é sinônimo de Prevenção e tem como objetivo manter a higiene bucal, a saúde das estruturas de suporte que revestem os dentes e a funcionalidade plena da boca.

O projeto da terapia é realizado de forma sistemática a cada 3 ou 6 meses. O paciente é instruído e condicionado a um rigoroso controle da placa bacteriana (escovação e uso do fio dental), evitando novos processos de cárie e infecção garantindo o sucesso prolongado dos tratamentos. 

​A saúde oral é essencial e ajuda na prevenção de doenças graves como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que utilizam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.


​Principais atitudes para uma boca saudável e um sorriso cativante:


1- Escove seus dentes pelo menos 3 vezes ao dia, com creme dental com flúor, principalmente após as refeições e use o fio dental todos os dias.


2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada alimentando-se de 3 em 3 horas e evitar a ingestão excessiva de alimentos rico em açúcares, pois esses alimentos podem ser convertidos em ácidos que enfraquecem a estruturas dental e causam cáries.


3- Visite seu dentista regularmente (a cada 3 ou 6meses) e lembre-se de perguntar sobre métodos preventivos de problemas bucais.


​Os hábitos para toda vida começam com educação e disciplina e devemos incluir os bons hábitos de saúde em nossa rotina diária.

Dr. Luciano Burrini

Comentários

Postagens mais visitadas