Odontogeriatria

A importância do acompanhamento preventivo do idoso
para o envelhecimento saudável

Foto: Psicologia Gris

A Odontogeriatria emerge da necessidade preventiva e terapêutica para cuidados com a saúde oral de idosos; a primeira decorrente da longevidade populacional, mais anos de vida necessitam de mais prevenção para o envelhecimento saudável. A segunda, terapêutica, refere-se ao tratamento odontológico para os envelhecentes que na população idosa brasileira está mais voltada para o controle periodontal (placa bacteriana) e a reabilitação oral (colocação de dentes perdidos) devolvendo ao paciente a funcionalidade da boca.

A saúde oral e geral correlacionam-se diretamente. Esta interação dinâmica assim como as alterações fisiológicas inerentes ao processo de envelhecimento exigem dos profissionais da saúde a expansão de seus conhecimentos para uma visão global do idoso a fim de que sejam possíveis a elaboração e execução de um plano de tratamento integrado eficiente, abrangendo tanto as expectativas quanto as necessidades do paciente odontogeriátrico. A complexidade do indivíduo idoso seja pela maior susceptibilidade às patologias sistêmicas e locais, o uso de polifármacos, a debilidade inerente entre outras características denotam a importância da abordagem sistemática e detalhada acerca do plano de tratamento para esses pacientes.

Foto: Odonto Quality
Os cuidados com a saúde oral do idoso garante maior eficiência mastigatória e a possibilidade de ingerir uma dieta mais adequada à saúde geral, e um melhor enfrentamento das doenças mais comuns na terceira idade.

Os idosos estão mais sujeitos a doenças: boca mal cuidada e diabetes altas/descontroladas estão claramente comprovadas. A doença gengival/periodontal permite que bactérias da boca podem levar a bacteremias com consequências importantes ao idoso. Uma doença muito pouco comentada é pneumonia, onde a cada tossida do paciente, bactérias pulmonares perigosíssimas vão para a boca e se instalam na porção posterior da língua e se multiplicam reinfeccionando o paciente quando são engolidas. Artrites e reumatismo debilitam o paciente e dificultam, muitas vezes, a obtenção de uma excelente higienização bucal tão importante nesta fase da vida.

Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar que: As mucosas ficam mais sensíveis e finas, a coloração dos dentes podem mudar, pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca, conhecida como Xerostomia e diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de sal e açúcares na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta.

Portanto, é fundamental fazer um acompanhamento preventivo e terapêutico afim de devolver aos pacientes idosos qualidade de vida e bem estar. Devemos lembrar que saúde é vigilância constante.

Dr Luciano Burrini/ Ortodontista



Comentários

Postagens mais visitadas