DSD - DIGITAL SMILE DESIGN

Foto: Endomak

A odontologia contemporânea tem seu sucesso associado à sinergia de todas as especialidades sejam elas Ortodontia, Cirurgia, Dentística e Prótese, para a construção de um sorriso saudável, mas principalmente estético.

A perspectiva atual da prática clínica exige do profissional o entendimento das expectativas do paciente ao definir a melhora da estética facial e do sorriso como o principal objetivo do tratamento e uma visão global da face como seu principal recurso diagnóstico.

Segundo Christian Coachman o objetivo de todo tratamento estético do sorriso deve ser criar um design que se integre com as necessidades funcionais, estéticas e emocionais do paciente.

Os Dez Mandamentos da Estética do Sorriso ( Machado, et al., 2014)

1- Arco do Sorriso

2- Proporção e Simetria dos Incisivos Centrais Superiores

3- Proporção entre os dentes Ântero- Superiores

4- Presença de Espaços Ântero- Superiores

5- Design gengival

6- Exposição gengival

7- Corredor Bucal

8- Linha Média

9- Detalhamento dos dentes

10- Volume Labial

Com o desenvolvimento de novas técnicas ortodônticas e a modernização dos aparelhos , cirurgias menos invasivas, avanços significativos nos materiais restauradores e na reabilitação oral e a conscientização da sociedade quanto as vantagens estéticas e funcionais desse tratamento, o objetivo é sempre priorizar a queixa do paciente e estabelecer a oclusão fisiológica, portanto, deve ser restrito à área do problema limitando-se às regiões da boca com algum comprometimento estético e funcional e mantendo o equilíbrio das outras áreas que não necessitam de intervenção.

Por meio de uma abordagem minimalista que incorre em menores danos aos dentes e estruturas de suporte, tempo de tratamento reduzido e maior estabilidade, novas tecnologias são incorporadas para detalhar e nortear os profissionais na visualização dos problemas estéticos, criar possíveis soluções, apresentar essas soluções ao paciente e guiar com precisão os procedimentos clínicos e laboratoriais para atingir resultados satisfatórios e previsíveis.

A ferramenta mais utilizada no planejamento e na comunicação em odontologia estética é o Digital Smile Design (DSD) que segue um protocolo de 10 passos:

1- Linha Interpupilar

2- Linha Média

3- Curva do Sorriso

4- Calibração da Régua

5- Transferência da grade de proporção ( Escala de Levin)

6- Desenho dos Dentes

7- Tomada da medida de altura e largura dos dentes para laboratório

8- Enceramento Diagnóstico

9- Moldagem do modelo encerado

10- Simulação do Sorriso

Para Coachman, C.; Calamita, M.; Schayder, A. o protocolo proposto irá melhorar:

- O diagnóstico estético

- A comunicação interdisciplinar

- A análise estética crítica durante e/ou pós tratamento e a reavaliação do resultado

- Relação dentista/ paciente

- Gerenciamento de Expectativas

- Educação, motivação e ferramenta de Marketing

- Fechamento de Tratamento


A elaboração de um planejamento estético individualizado envolve exames clínico e radiográfico detalhados; fotografias; modelos de estudos e o enceramento diagnóstico. O uso dessas novas ferramentas tecnológicas são capazes de orientar os profissionais e criar oportunidade de reproduzir de maneira fiel os dentes e um efeito estético mais harmônico e natural.

Comentários

Postagens mais visitadas