Alinhadores Invisíveis: Uma alternativa ao aparelho ortodôntico convencional

A procura dos pacientes adultos por tratamento ortodôntico tem aumentado significativamente. E a ortodontia tem evoluído em consequência a esta procura, principalmente no sentido de oferecer aparelhos que corrijam a má oclusão sem comprometer a estética do sorriso durante o tratamento. O aparelho metálico é o mais comumente utilizado pelos ortodontistas, com a obtenção de resultados favoráveis, embora sejam considerados antiestéticos e causam incômodo. Por esse motivo, muitos pacientes (principalmente os adultos) não se animam com o tratamento ortodôntico ou desistem do tratamento após curtos períodos.



Nesse cenário, surgiram os alinhadores invisíveis (similares às placas de clareamento), que utilizam métodos sofisticados para produzir os alinhadores individualizados, capazes de corrigir algumas más oclusões. 

Os casos mais comuns para utilização desses alinhadores são:
  • Recidiva;
  • Instabilidade pós-tratamento ortodôntico convencional; 
  • Tratamento de apinhamento terciário ou tardio e;
  • Pequenos movimentos dentários.

O tempo de tratamento varia proporcionalmente à gravidade do problema. O tempo mínimo tem sido cinco meses a um período de até 18 meses que é o mais indicado. A efetividade deste tratamento está diretamente ligada ao comprometimento do paciente. Por serem placas individualizadas e removíveis, o tratamento depende muito da disciplina do paciente, pois os alinhadores somente podem ser removidos para alimentação e higiene. A movimentação dos dentes é obtida por meio da troca periódica dos alinhadores realizada sob supervisão do ortodontista a cada duas semanas.

Vários procedimentos clínicos foram incorporados na prática da ortodontia, e os alinhadores invisíveis foram introduzidos à rotina clínica. Aos profissionais cabe buscar pelos melhores resultados, sempre pautados no diagnóstico, planejamento e metas terapêuticas individualizadas trazendo benefícios e a satisfação aos pacientes.

Dr Luciano Burrini/Ortodontista


Comentários

Postagens mais visitadas