O PODER DO SORRISO!

OS BENEFÍCIOS DO SORRISO SAUDÁVEL NAS CONQUISTAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS

Foto: Revista SOS Saúde

A importância dada à saúde e bem estar tem sido o segmento que mais cresce no mundo contemporâneo, levando às pessoas a uma mudança de atitudes e valores para encontrar o equilíbrio. Os Cuidados com a saúde e a aparência pessoal transmitem ao mundo mais do que nós somos. Isso não significa apenas praticar esportes e ter uma alimentação saudável, mas também ter uma atenção especial à saúde oral. Saber que sua boca está bem tratada e saudável melhora a autoestima, oferece confiança e acaba por interferir nas conquistas profissionais e pessoais.

O sorriso tem poder. Ele é capaz de abrir portas para as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Com dentes saudáveis e um sorriso sincero é possível conquistar um emprego duradouro , é o que diz a pesquisa realizada pelo professor de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mateus Pithon. Segundo o estudo, a estética do sorriso é fundamental e muito avaliada . Os dados apontam que 67% das pessoas com dentes saudáveis e bonitos têm maior chance de se inserir no mercado de trabalho. O cuidado com os dentes é visivelmente perceptível e essencial, pois um belo sorriso conquista a simpatia das pessoas e isso se destaca no processo seletivo. A especialista em Recurso Humanos, Cláudia Flores conta da importância das habilidades que um candidato precisa obter para assumir um cargo: “sem dúvidas, o sorriso bonito e os dentes bem tratados fazem toda a diferença no processo de recrutamento e seleção. No Brasil, uma pesquisa realizada por um site de empregos mostrou que executivos preocupados com a saúde, bem-estar e cuidados pessoais, além de não fumantes, são preferidos pelos empregadores. Um levantamento feito pelas Universidades de Harvard e Wesleyan mostrou que candidatos considerados bonitos e bem cuidados tiveram melhores propostas salariais pelos entrevistadores.

Foto: Blog Angeloni
O tema da beleza no trabalho é recorrente para todos que almejam uma vaga no mercado. Cada vez mais em foco, a preocupação com a estética deixa de ser somente vaidade para se tornar investimento profissional. Pessoas mais bonitas e saudáveis tendem a encontrar menos dificuldades na carreira e maior facilidade para conseguir emprego. Em um estudo realizado por alunos da UFRJ, avaliou-se o impacto dos subcomponentes da face (olhos, nariz, boca e queixo). O resultado é surpreendente: do total da beleza da face, 40% é explicado exclusivamente pelo sorriso. Dados como esse salientam a importância que a Odontologia tem entre os tratamentos estéticos.

O sorriso bonito e bem cuidado é essencial para boa aparência geral e demonstra bons hábitos de higiene pessoal. Dentes brancos e alinhados são o cartão de visita que abrirá as portas do novo emprego. Os cuidados com a saúde bucal também ajuda o candidato a evitar o mau hálito, que conta negativamente em sua entrevista de emprego. A consultora de moda e comportamento Gloria Kalil ressalta em seu blog que esse é um dos problemas mais constrangedores para quem convive com a pessoa e, portanto, que mais afeta a imagem no trabalho. O cuidado com a higiene pessoal e bucal também fala, subjetiva e indiretamente, sobre como um indivíduo lida com a vida de maneira geral, suas obrigações e responsabilidades.

As atitudes que você adota com sua imagem pessoal refletem diretamente em suas relações interpessoais, bem como na produtividade e nos resultados.

Dr Luciano Burrini/ Ortodontista

Comentários

Postagens mais visitadas