O auxílio da cirurgia ortognática na busca da Harmonia Facial

Foto: Primore 

Deformidades da face são tratadas com o auxílio da cirurgia ortognática. Essas intervenções cirúrgicas têm o poder de não só melhorar o funcionamento da oclusão, mastigação; fonação; digestão; deglutição e respiração como ainda refletir na estética facial e do sorriso. As deformidades da face estão ligadas ao excesso ou deficiência no crescimento do esqueleto facial. 


Estas deformidades podem ser causadas por síndromes e anomalias (fatores teratogênicos, embriológicos, microssomia hemifacial, fissuras labiopalatais, craniosinostoses, entre outras); trauma facial; problemas musculares e hormonais ou por herança genética. Estima-se que o problema atinge entre 5% a10% da população.


O tratamento ortodôntico cirúrgico busca corrigir não somente a oclusão, mas especialmente, a desarmonia e a desagradabilidade facial. Por este motivo, o diagnóstico deverá priorizar a face, identificando a localização e gravidade do problema, de acordo com o gênero, idade, etnia e, o mais importante, dando ênfase a queixa principal do paciente. 

Foto: Rsaude
Na ortodontia contemporânea a característica da filosofia de atendimento atual pode ser uma atenção mais individualizada e reabilitadora, ou seja, em função das novas tecnologias e do detalhamento das informações, o diagnóstico, prognóstico e metas terapêuticas lançam mão destes meios para atingir o resultado mais natural e harmônico da face. O conceito de individualização no diagnóstico e nos tratamentos é um elemento essencial da filosofia, amplamente aceita, de cuidados minimamente invasivos na busca em fazer o mínimo para atingir o máximo de resultados.


Segundo Daniel Meyers, ortodontista americano e Leopoldino Capelozza estão revolucionando o processo de diagnóstico e planejamento em um novo conceito que se trata de um Sistema Integrado de Ortodontia Minimamente Invasiva ( WSMIO-Whole System Minimally Invasive Orthodontics), que consiste em uma avaliação de risco e uma série de procedimentos individualizados para uma eficácia maior no tratamento ortodôntico associado à cirurgia ortognática. Portanto, o diagnóstico correto quanto a construção da má oclusão é de grande importância e deve ser feito por meio da Análise Facial possibilitando determinar a meta terapêutica adequada e permitindo ao profissional atuar na essência do problema, evitando resultados estéticos desagradáveis.


O tratamento ortodôntico acompanhado de cirurgia ortognática tem como objetivo promover a relação equilibrada, reabilitadora e harmoniosa dos componentes dento esqueléticos. O planejamento da estética facial e do sorriso é tanto uma ciência como uma arte, justificando a interdisciplinaridade do tratamento, desde que bem diagnosticada, planejada e conduzida pode auxiliar na obtenção de melhores resultados do ponto de vista estético, oclusal e funcional.

Dr. Luciano Burrini/ Ortodontista


Comentários

Postagens mais visitadas