Odontologia para adultos



Uma abordagem Direcionada e Interdisciplinar

Foto: Mensagens com Amor

O sorriso é considerado na estética facial como padrão de beleza quando temos harmonia entre os dentes, saúde oral plena e a proporcionalidade entre os terços faciais. Por esse motivo cresce o número de pacientes adultos pela odontologia estética , em busca de harmonia entre os dentes, face e o restabelecimento do sistema mastigatório. Para atingirmos os objetivos desejados é necessário uma abordagem direcionada e interdisciplinar nas diversas áreas da odontologia como: ortodontia, periodontia, implantodontia e finalmente a reabilitação oral estética. Diversos motivos contribuem para justificar esse crescimento, dentre eles o desenvolvimento de novas técnicas ortodônticas e a modernização dos aparelhos , técnicas cirúrgicas menos invasivas com abordagem mais minimalista, avanços significativos na reabilitação oral bem como a conscientização da sociedade quanto às vantagens estéticas e funcionais desse tratamento.

Os objetivos do tratamento devem ser eliminar a queixa do paciente e estabelecer a oclusão fisiológica, portanto, deve ser restrito à área do problema limitando-se às regiões da boca com algum comprometimento estético e funcional e mantendo o equilíbrio das outras áreas que não necessitam de intervenção. Para atingir tais objetivos geralmente optamos pelo tratamento minimalista que incorre em menores danos aos dentes e estruturas de suporte, tempo de tratamento reduzido e maior estabilidade.


A princípio é necessário que o paciente tenha saúde geral e oral adequados para a transformação do sorriso. Iniciamos com o tratamento ortodôntico para a correção dos defeitos ósseos; fechamentos de espaços; eliminação de apinhamentos muito comum no paciente adulto causado pelo envelhecimento, sendo áreas propícias à retenção de placa e difícil higienização e distribuição de forças mastigatórias, eliminando os traumas oclusais. Tudo isso pode ser solucionado pela ortodontia minimalista e individualizada. Em seguida é realizado os procedimentos cirúrgicos que englobam cirurgias periodontais; se necessário cirurgia na face para correção de defeitos esqueléticos e cirurgia para colocação dos implantes. Finalizado os procedimentos ortodônticos e cirúrgicos é realizado a reabilitação oral estética devolvendo ao paciente a auto estima e um sorriso pleno e funcional.

Saúde é vigilância constante, portanto é indiscutível os benefícios proporcionados pelo tratamento interdisciplinar para a reabilitação oral do paciente adulto, uma vez que não há saúde plena sem saúde oral.


Dr. Luciano Burrini/Ortodontista

Comentários

Postagens mais visitadas