Odontologia de Acompanhamento: Saúde Oral desde a Infância

O primeiro motivo para a abordagem da saúde oral preventiva desde a infância é claramente o “status” da odontologia contemporânea disponível àqueles predispostos a fazer prevenção. Relacionado ao nível sócio-econômico e cultural esse é um conceito crescente atrelado à busca pela saúde positiva, ou a saúde vista como algo mais que ausência da doença.

Relatos mostram que pacientes enquadrados nesse processo de acompanhamento preventivo, que foram assistidos desde os primeiros anos de vida, encontraram-se livres de cáries. Assim a maior demanda por tratamento odontológico não será mais cárie, cedendo lugar às ações terapêuticas relacionadas aos problemas exibidos no desenvolvimento da dentição analisadas sempre junto ao padrão de crescimento facial do paciente, o que demanda um longo período de observação. Além de monitorar clinicamente as relações oclusais e impactos do crescimento sobre a face e dentição.

A odontologia de acompanhamento apresenta um protocolo de tratamento individualizado. A intenção desta abordagem é determinar o momento correto para intervenção, evitando assim o sobre tratamento e o desgaste no relacionamento profissional/paciente.

Foto: Studio do Dente
É importante que a criança esteja inserida em um programa de acompanhamento e monitoramento de crescimento e erupção com as equipes de Odontopediatria e Ortodontia, para que condutas terapêuticas possam antever possíveis complicações. O diagnóstico precoce permite realizar um manejo na época adequada, estabelecendo uma meta terapêutica preventiva, individualizada e planos de tratamento customizados.

Os pacientes mantidos nesse programa com possíveis orientações e ações justificadas, estarão livre de cáries e poderão ser submetidos a tratamentos ortodônticos de curta duração e baixa complexidade, sendo acompanhados para preservação dos resultados obtidos em um pós- tratamento.

Os cuidados com a saúde oral desde a infância são fundamentais para estabelecer uma rotina de prevenção, sempre buscando acompanhar e monitorar o crescimento e desenvolvimento da face e dos dentes; esclarecer dúvidas com relação à alimentação, tipos de alimentos, manejos corretos com a higiene bucal e levar saúde e bem estar à criança.


Dr. Luciano Burrini/Ortodontista


Comentários

Postagens mais visitadas