Odontologia estética: Harmonização do sorriso integrado com a face


Foto: Odontologia Barreto


A odontologia estética minimamente invasiva visa restabelecer ou corrigir a forma, posicionamento e o equilíbrio estético e funcional dos dentes. O profissional é em parte técnico e em parte artista, por isso cada caso é um trabalho de arte onde cada tratamento é individualizado e utilizamos uma combinação de técnicas e intervenção multidisciplinar para atingir os melhores resultados.

Devemos sempre respeitar o padrão facial individual que norteia o diagnóstico e o planejamento do tratamento. A análise facial baseia-se na análise tridimensional da face em busca do equilíbrio, da harmonia e da proporcionalidade.

Os avanços nas formulações dos materiais restauradores e tecnologias adesivas aumentaram as possibilidades de tratamento e fornecem soluções mais simples e conservadoras para muitos desafios estéticos e restauradores. Abordagens multidisciplinares minimamente invasivas proporcionam um mínimo de trauma aos tecidos dentais e periodontais, otimização estética e restabelecimento do sorriso.

Dependendo da necessidade particular de cada um, os tratamentos podem mudar significativamente a aparência dos dentes. É possível criar uma harmonia estética entre dentes e gengivas, repor dentes ausentes, através de implantes, clarear os dentes, substituir tratamentos antigos antiestéticos e realizar restaurações dentárias imperceptíveis. Podemos também reposicionar dentes mal alinhados e ainda mudar a forma e a cor dos dentes. 

Veja alguns dos procedimentos da odontologia estética: Os mais procurados são o clareamento dental a laser, as restaurações em porcelana e as facetas. O clareamento é uma solução não invasiva que branqueia a superfície dental e é um método excelente para obter um sorriso mais harmônico. Já as restaurações em porcelana ou cerômero, conhecida como restauração branca são muito utilizadas para trocar restaurações antigas ou restaurar cavidades de cárie. A tecnologia disponível hoje nos permite ter uma a gama de cores que reproduzem os dentes com perfeição, tornando a restauração imperceptível. As facetas ou laminados de porcelana são pequenas capas coladas na face externa de um ou múltiplos dentes naturais que tem algum comprometimento estético de cor ou forma, restaurando assim a beleza do sorriso. Entre as vantagens das facetas é a possibilidade de recriar a cor e a forma dos dentes para construir um sorriso mais estético, de forma rápida, segura e durável com um mínimo de desgaste da superfície dental. 

O diagnóstico deve ser iniciado pela Análise Facial Subjetiva, baseado em um padrão craniofacial definido geneticamente, ou um padrão morfogenético (Capelozza Filho, 2004). Portanto, devemos sempre respeitar o padrão facial individual que norteia o tratamento e os detalhes do sorriso integrado com a face.

Whitehouse, J.A. (2009) define a “ Micro Dentística como o modo de agir e pensar conservadoramente, utilizando a tecnologia em prol da mínima intervenção.

A ideia de Odontologia Minimamente Invasiva vem ao encontro de um novo conceito proposto pela Academia Americana de Odontologia Cosmética (AACD), que sugere protocolos de tratamentos embasados em evidência científica tendo como objetivo associar a menor perda de estrutura dental sadia simultaneamente oferecendo tratamentos mais previsíveis e duráveis.

Segundo o Dr. William Kabbach (2017), o padrão de estética mudou. O que agrada aos olhos de quem observa, o bonito, a estética enquanto beleza, é bastante ampla e complexa. Ao analisar os sorrisos na perspectiva do natural, ou seja, tendo a natureza como referência, buscamos sorrisos considerados bonitos; e, ao avaliar as semelhanças e diferenças entre eles, podemos estabelecer padrões que, se replicados, proporcionam mais beleza e harmonia aos sorrisos considerados desagradáveis.

Existem alguns parâmetros de conferência estética que devemos observar: 

1- Identificar desvios do padrão que precisam ser corrigidos.

2- Identificar estruturas dentro do padrão que devem ser preservadas e servir como referência durante as etapas de correção estética, para que ao fim de um tratamento, prevaleçam os aspectos dentro do padrão estético natural do paciente e seu sorriso possa ser considerado belo.

Alguns autores definem estética como a apreciação da beleza, ou a combinação de qualidades que proporcionam prazer aos sentidos, às faculdades intelectuais ou morais. Essa apreciação da beleza é influenciada por valores individuais, como sexo, raça e educação; e valores da sociedade, como ambiente e, atualmente, a publicidade (mídia), variando, portanto para cada população em diferentes momentos históricos.

É importante observar os detalhes em cada situação clínica e escolhermos a técnica restauradora de acordo com cada paciente, devemos avaliar o histórico clínico, perfil psicológico, condições clínicas apresentadas e, principalmente, um completo estudo de caso associado a um planejamento detalhado. Em um primeiro momento, sempre priorizo opções conservadoras, de forma cautelosa e criteriosa, para que os resultados estéticos e funcionais sejam satisfatórios e a maior longevidade possível seja assegurada.



Dr. Luciano Burrini



Comentários

Postagens mais visitadas