Microabrasão

  Uma alternativa para Remoção de manchas superficiais do Esmalte Dental

Foto: FGM


A microabrasão de esmalte é uma técnica que promove um desgaste conservador, variando de acordo com o produto e a técnica empregada. Como o nome sugere, consiste em desgastar micrometricamente uma superfície.

Manchas e defeitos no esmalte dental podem ocorrer por inúmeros fatores, tais como hipoplasia, fluorose, pigmentação por medicamentos e desmineralização por cárie. Quando essas manchas são superficiais, a técnica de microabrasão é o procedimento de escolha.

A microabrasão começou a ser utilizada por Chandra e Chawla (1975) que preconizavam o uso de discos de borracha abrasivos para auxiliar a ação dos agentes químicos no clareamento.

Em 1986, Croll e Cavanugh propuseram a remoção de manchas no esmalte pelo emprego de uma mistura de ácido hidroclorídrico a 18% com pedra-pomes, que era aplicada na área afetada. Dessa forma, pela ação química combinada da solução ácida com o efeito abrasivo da pedra-pomes, a camada mais superficial do esmalte dental era removida, restabelecendo-se a cor. Atualmente, tanto o ácido fosfórico em gel com pedra-pomes quanto o ácido clorídrico associado ao carbeto de silício têm sido indicados para técnica de microabrasão.

A eficácia da técnica já foi demontrada em diversos estudos clínicos e laboratoriais, sendo que uma ampla gama de manchas intrínsecas de aspecto duro, independentes de sua coloração, são passíveis de remoção desde que sua localização seja superficial em esmalte. Essa técnica apresenta elevado custo benefício, podendo transformar sorrisos de forma conservadora. Por meio de um protocolo fácil e prático o objetivo das técnicas de microabrasão é a recuperação da estética por meio de um mínimo desgaste.

Segundo Croll et al (1993), o esmalte fica, além de polido, menos propenso à desmineralização e à colonização por S. Mutans quando, após a microabrasão, é aplicado flúor.



Indicação da Técnica de Microabrasão

1- Manchas de coloração branca, creme ou marrom originárias de fluorose.

2- Manchas brancas por desmineralização após tratamento ortodôntico

3- Hipoplasia localizada ocasionada por trauma dentário

4- Hipoplasias idiopáticas superficiais

5- Manchas brancas causadas por cárie inativa

6- Remoção de cimento residual após remoção de braquetes

7- Correção de irregularidades superficiais.



Características e vantagens dessa Técnica

- Procedimento controlado- permite visualizar resultados imediatamente

- Menos invasivo e mais conservador se comparado a restaurações

- Mínima espessura de desgaste

- Promove regularização da superfície de esmalte diminuindo acúmulo bacteriano

- Não causa danos ao tecido pulpar

- Não provoca dor

- Pode ser realizado em sessão única

- Não há recidiva de manchas

- Método de simples execução

- Técnica de baixo custo.



Observações referentes à Técnica

1- Identificar a profundidade das manchas: a transluminação poderá auxiliar na identificação da extensão e profundidade das manchas. Apenas manchas restritas à superfície do esmaltes são passíveis de remoção.

2- Utilizar isolamento absoluto para evitar a deglutição do produto pelo paciente durante o seu uso e prevenir o contato direto da pasta abrasiva com tecidos moles como a gengiva.

3- Uso combinado de brocas/ discos : em algumas superfícies de difícil alcance nos dentes, é indicado o uso criterioso de brocas diamantadas ou discos de lixa de baixa granulação para auxiliar a remoção de manchas/ irregularidades mais persistentes.

4- Utilizar fluoreto de sódio para remineralização. Deve ser aplicado após a microabrasão.

5- Polir a superfície: Pastas diamantadas + discos de feltro devolve a lisura superficial ao esmalte abrasionado.

6- Respeitar o número de aplicações. Aplicações excedentes podem ocasionar desgaste mais profundo de estrutura dental.

7- Associação com o clareamento dental caseiro é uma excelente opção para potencializar o resultado estético do caso.



Dr. Luciano Burrini

Comentários

Postagens mais visitadas