Clareamento Dental

Estética do sorriso à luz da ciência: Um novo conceito de Clareamento Dental


Desde que reconhecido cientificamente, o clareamento dental é um dos procedimentos mais requisitados aos cirurgiões dentistas por seus pacientes, possuindo grande efeito de valorização do sorriso.

Segundo Miyashita (2006) o conceito de estética é altamente subjetiva, pois se encontra relacionada a fatores sociais, culturais e psicológicos que se alteram em função do tempo, dos valores de vida e da idade do indivíduo.

Foto: DietaJa

Toda técnica de clareamento envolve uma reação de oxidação, ou seja, liberação de íons oxigênio. Esses íons oxigênio apresentam baixo peso molecular, e portanto, tem um trânsito livre na estrutura dental. No esmalte pela sua própria formação e principalmente na dentina pelos túbulos dentinários. Nessa movimentação cadeias mais longas (+escuras) são quebradas em cadeias menores (+claras) e os dentes mudam de cor. A base de todos os materiais clareadores é o Peróxido de Hidrogênio. Quando não há mais cadeias longas para serem quebradas acontece o que denominamos Momento de Saturação, que é quando os dentes não clareiam mais. A desarmonia de cor é mais imediata e rapidamente percebida do que as outras anomalias estéticas ( Baratieri,2004)

Existem diversas etiologias do escurecimento dentário:

1- Manchas Extrínsecas: chá, café, cigarro, bebidas com corantes, alimentos e acúmulos de placa bacteriana. Essas manchas respondem bem a profilaxia.

2- Manchas Intrínsecas:

2a -Congênitas: Dentinogênese Imperfeita, Fluorose

2b – Adquiridas: Pré eruptivas ( Tetraciclina, Fluorose)

Pós eruptivas ( Traumas, Iatrogenias)


Classificação da Pigmentação por Tetraciclina


A ingestão de tetraciclina durante a odontogênese tem sido considerada como uma das mais desafiadoras no tratamento do clareamento dental. O maior efeito acontece desde o terceiro mês de vida intra uterina até aproximadamente 8 anos. Sua causa parece ligar-se ao cálcio , formando cadeias moleculares longas e complexas pela reação ocorrida entre o antibiótico e os cristais de apatita, causando aumento no índice de absorção da luz pelo dente e resultando no escurecimento.


Grau 1: Coloração amarelo claro, marrom ou cinza. Não apresentam bandas localizadas. Respondem bem ao tratamento clareador.


Grau 2: Coloração escura ou cinza. Maior intensidade do escurecimento. Responde bem ao tratamento clareador.


Grau 3: Coloração cinza escura ou azul. Apresenta bandas marcadas. Associar clareamento com Facetas.


Grau 4: A pigmentação é severa. Bandas bem marcadas. Prognóstico desfavorável. Não é recomendado o clareamento.

Além do período de administração do gel clareador, as alterações de cor dependem de fatores como dose e tempo de administração.

A pigmentação por Fluorose, acometida no esmalte, é devido a vulnerabilidade genética e duração da exposição. E os tipos de problema pode ser por pigmentação de superfície e defeito da superfície. Na maioria das vezes o tratamento com clareador dental é efetivo no primeiro caso.

Uma outra causa de escurecimento dentário é a descoloração por necrose pulpar devido a um trauma severo que pode causar hemorragia por rompimento dos vasos sanguíneos. A hemoglobina liberada sofre hemólise, levando ao escurecimento. Se a hemorragia é inicial o tratamento clareador é efetivo. E a descoloração iatrogênica é devido a alguns fatores: trauma durante a extirpação da polpa; falhas ao eliminar a polpa ( tecidos residuais); materiais e medicamentos utilizados durante o tratamento restaurador; translucidez dos materiais ( amálgama, ouro) e guta-percha na câmara pulpar.

Estudos mostram que cada paciente tem seu limiar de dor e sensibilidade. Existem 3 tipos de paciente: 



A- Não tem sensibilidade: 10%

B- Média sensibilidade: Suportável. A maioria dos pacientes

C- Alta sensibilidade: 30% dos pacientes


Indicações: Baratieri (2004)

Pacientes insatisfeitos com a cor de seus dentes”


  • Dentes escurecidos pelo envelhecimento natural;
  • Dentes naturalmente escuros ou amarelos;
  • Dentes escurecidos em decorrência de traumatismo;
  • Dentes manchados por fluorose;
  • Dentes manchados por tetraciclina.


Limitações:

• Fumantes;

• Gravidez ou lactação;

• Alergia aos produtos clareadores;

• Dentes hiper-sensíveis;

• Pigmentação severa (tetraciclina);

• Paciente não colaborador (clareamento caseiro);

• Paciente com expectativas irreais.



Uma dúvida muito frequente acometida pelos pacientes é sobre qual a melhor técnica para clarear os dentes. Pela minha experiência clínica e com base em evidências científicas, eu recomendo a técnica mista, ou seja, associação das técnicas de Clareamento de Consultório realizada exclusivamente pelo cirurgião dentista que utiliza o Peróxido de Hidrogênio em concentrações de 35% com a técnica de Clareamento Caseiro Supervisionado que utiliza concentração menor de gel clareador com controle periódico semanal pelo cirurgião dentista.




Clareamento Caseiro Supervisionado: 

Vantagens

1. Simples e fácil aplicação;

2. Tempo clínico curto;

3. Custo reduzido;

4. Utiliza agentes clareadores mais fracos;

5. Aplicada em vários dentes simultanemante;

6. Nao emprega calor;

7. Nao altera os materiais restauradores;

8. Boa resposta inicial e bom prognóstico;

9. Orientado e supervisionado pelo profissional.



Desvantagens

1. Requer colaboração do paciente;

2. Necessita de 2 a 3 semanas;

3. Moldeira pode causar desconforto;

4. Hipersensibilidade;

5. Possibilidade de irritação gengival;

6. Imprevisibilidade dos resultados.




Clareamento de Consultório Dentes Vitais: 

Técnica

- Seleção da cor

- Profilaxia

- Aplicação da barreira gengival

- Mistura da substância na proporção de: 3 gotas e 1 de espessante

- Aplicação sobre o dente

- Aplicação da luz

- Remoção da substância

- Novas aplicações da substâncias até 3 vezes

- Aplicação de flúor neutro e transparente

- Polimento

- Verificação da clareação

Os avanços nas formulações dos materiais e tecnologias aumentam as possibilidades de tratamento e fornecem soluções mais simples e conservadoras para muitos desafios estéticos. Abordagens multidisciplinares minimamente invasivas proporcionam um mínimo de trauma aos tecidos dentais e periodontais, otimização estética e restabelecimento do sorriso.

Em um próximo artigo descreverei sobre o clareamento de dentes não vitais, bem como suas indicações, vantagens, desvantagens e limitações.

Comentários

Postagens mais visitadas