Odontologia Minimamente Invasiva

A odontologia contemporânea está inserida dentro de um sistema mais abrangente e integrado tendo como filosofia de atendimento atual uma atenção mais individualizada no diagnóstico e nos tratamentos. O elemento essencial dessa filosofia de trabalho é o cuidado minimamente invasivo, fazendo o mínimo para atingir o máximo de resultados na conquista de um sorriso natural ideal. Estes tratamentos implicam em uma combinação de técnicas e intervenção multidisciplinar para atingir os melhores resultados. Na busca de mais qualidade de vida, os cuidados com a saúde tem levado às pessoas a uma mudança de paradigma dando a elas longevidade, equilíbrio, beleza e elevando a auto estima. Conquistar mais qualidade de vida, não significa apenas praticar esportes e ter uma alimentação saudável, mas também ter um cuidado especial com a saúde oral.

Foto: Meu Crespo
Nesta linha surge a Odontologia Minimamente Invasiva (OMI) que pode ser definida como: “ Uma manutenção e vigilância da saúde oral por meio de cuidados continuados que compreendem um manejo preventivo, uma abordagem longitudinal para avaliação de risco e diagnóstico da doença crônica; e uma abordagem minimamente invasiva, necessária para qualquer intervenção operatória”.

A filosofia OMI pode ser composta de quatro componentes, que são:

a) Prevenção;

b) Detecção precoce da doença;

c) Controle da doença e intervenção precoce;

d) Procedimentos minimamente invasivos. Por isso associamos a prevenção, ortodontia, periodontia, odontologia estética e implantodontia para construir um sorriso natural ideal.

A utilização de novas tecnologias em conjunto com os conceitos contemporâneos da prática clínica baseada em evidências científicas, onde a prevenção e detecção precoce dos riscos de cárie e doença periodontal; avaliação dos componentes que compõem a estética e a funcionalidade do sorriso e da face; o diagnóstico dos distúrbios do sono e a detecção precoce do câncer bucal levam a uma abordagem de procedimentos minimamente invasivos e medicina oral sistêmica focada em promoção de saúde e qualidade de vida.

Dr Luciano Burrini/ Ortodontista

Comentários

Postagens mais visitadas