Os cuidados com a Saúde Oral na gravidez

Foto: Sua Odontologia
Quando o assunto é saúde oral, engana-se quem pensa que a necessidade de cuidados especiais só chega junto com os primeiros dentes. Cuidados com higiene e alimentação se tornam presentes na rotina diária das mães desde a gestação.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que antes do surgimento dos primeiros dentes na cavidade bucal do bebê, existem medidas de prevenção que precisam ser seguidas. As gestantes não devem dispensar o acompanhamento odontológico durante a gravidez, pois é importante lembrar que algumas infecções bucais recorrentes na mãe podem ocasionar complicações obstétricas.

Além de evitar complicações, o acompanhamento odontológico nesta fase ajuda as futuras mamães, a esclarecer dúvidas a respeito da própria saúde e da saúde bucal do bebê. O primeiro passo são hábitos e alimentação saudáveis e cuidados com a higiene bucal de toda família.

Foto: INPN
Outro fator importante é o aleitamento materno, fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Após o nascimento e com o surgimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, as mães também precisam ficar atentas a higienização após as mamadas e refeições. Esse cuidado é essencial para saúde oral da criança. O primeiro contato da criança com o odontopediatra deve ocorrer logo nos primeiros meses de vida e, a partir daí, o ideal é criar o hábito de consultas regulares para afastar um problema bastante comum na infância: o medo do dentista.

Muitas crianças sofrem com um medo de origem irracional. O acompanhamento desde os primeiros meses ajuda a driblar isso. O odontopediatra deve conduzir o tratamento de forma a diminuir as angústias presentes e estabelecer um vínculo de confiança entre ele e o paciente.

Para os pais, a dica é tentar tranquilizar as crianças evitando a associação entre a ida ao profissional da saúde com castigos e ameaças. Para isso é necessário uma conversa transparente sobre a importância e a necessidade da saúde para o bem estar da criança.

Dr Luciano Burrini/Ortodontista

Comentários

Postagens mais visitadas